terça-feira, 13 de outubro de 2009

46664 - O jardineiro da liberdade

Detido em 1962 por lutar contra o aphartheid racial (segregação), Nelson Mandela afirma em sua autobiografia que durante os vinte sete anos em que esteve preso não abandonou a sua paixão pela jardinagem.
O numero 46664 é o numero da cela de Mandela, numero pelo qual ele era conhecido.
Imaginemos um homem inocente, que passou vinte e sete anos na prisão e tem como paixão à jardinagem. Um homem que, perto de completar 90 anos continua lutando, agora por causas humanitárias; a luta contra a aids, por exemplo.
Personalidades como Mandela, certamente tem muito a ensinar a todos nós. Não duvidamos que o trabalho é a melhor receita de saúde que alguém pode ter. O senhor Nelson Mandela com seu sorriso contagiante e afetuoso deixa pra todos nós um exemplo de amor à vida, a humanidade.
Em sua cela, ele sonhava com jardinagem, pois certamente entendia, que a diversidade de flores em um jardim é que faz com que o jardim seja mais bonito. As flores de diversos matizes deixam o jardim salpicado de cores, com harmonia.
A Terra é um grande jardim de Deus, e a diversidade de criaturas é que a torna tão bela.
O homem moderno encontra-se preso ao orgulho, encarcerado na solidão. Não se dá conta de que faz parte do jardim de Deus, não se apercebe que pra ser feliz, precisa conviver com as outras flores, suas irmãs.
Um aphartheid silencioso se instala lentamente no coração dos homens, o aphartheid da solidão, do medo, da violência.
Precisamos, embora encarcerados em nós mesmos, sonhar como Nelson Mandela com os jardins que podemos erigir a partir de nosso coração.
Adubando as nossas atitudes de gentileza, regando nossos corações de ternura.
Devemos podar de nosso jardim, as ervas daninhas do egoísmo, as pragas da indiferença, do mau humor.
Vamos cultivar nosso planeta com amor.
Precisamos encontrar em nós o DNA Divino, independente de rótulos religiosos.
Somos filhos de Deus, flores de Deus no jardim do mundo.
Por vezes a noite parece tão escura, e a lua tem forma de virgula, certamente é um sinal do Criador para que a partir dessa virgula entendamos que podemos mudar nossa vida, se assim o desejarmos.
Reflitamos no exemplo do Senhor 46664, que mesmo preso fisicamente, nunca deixou de cultivar o jardim dos seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário